Showing posts with label DIY. Show all posts
Showing posts with label DIY. Show all posts

Hallo Weihnachten!

Os meus dias preferidos começaram!
A árvore de Natal já foi feita há um mês, a casa está enfeitada e, principalmente, tem cheiro a Natal. Cheira a canela, gengibre e chocolate.
Abri portas às tradições alemãs e regressei, mais uma vez, à infância. E canto baixinho "O Tannenbaum, o tannenbaum...", enquanto abraço o papá.



Receita para 8 miniaturas de chocolate
Tempo de preparação 10 minutos

INGREDIENTES
200g de tablete de chocolate ou 8 miniaturas de chocolate
papel de alumínio
1 folha de papel branco A4

PREPARAÇÃO
Escrever na folha A4 adivinhas ou provérbio.
No verso da folha escrever a resposta da adivinha ou a continuação do provérbio.
Embrulhar pedaços de chocolate em papel de alumínio e envolver com as adivinhas/provérbios.

Perfeito para a mesa de Natal ou até para oferecer. Um presente personalizado, fácil e amoroso! :)
Aqui fica o exemplo dos papéis de chocolate, um com provérbio e outro com adivinha!

puff, puff...POUF!

Não, não é comestível...
Sim, é uma receita, de como fazer um pouf!




Ingredientes
2 pedaços de tecido às riscas com 1,52m x 1, 02m (os 2cm servem de margem para coser)
1 fecho branco 50 cm
linha branca resistente q.b.
bolinhas de esferovite q.b.

Preparação
1. Cortar os dois tecidos à medida.
Virar os tecidos do avesso, de forma a ficar a parte das riscas no interior.

2. Alinhavar as laterais, deixando 50cm, numa das laterais à escolha, para colocar o fecho.
Alinhavar, umas das laterais do fecho, no espaço que deixou disponível.

3. Coser à máquina as laterais que alinhavou, para tornar o pouf mais resistente. Coser o fecho.

4. Virar o tecido ao contrário, obtendo a parte exterior para fora.
Coser, mais uma vez, a toda a volta, com espaçamento de 5cm da borda do pouf (não coser a zona do fecho).

5. Encher com esferovite e relaxar!

Espero que tenham gostado desta receita! :) poupa-se muito dinheiro!

christmas in summer!

Aproveitar. Agradecer. Oferecer.

Hoje, a minha cozinha é um pequeno espaço do Pólo Norte, coberto de neve e com cheiro a chocolate.
Hoje, eu sou uma duende, de meias às riscas e com sabor a algodão doce.
Hoje, ofereço um presente e agradeço em forma de açúcar, num gesto carinhoso...



Ingredientes:
150g chocolate de tablete
6 ovos
150g manteiga
150g açúcar
50g açúcar mascavado
150g farinha para bolos
1 c. chá fermento

Preparação:
Ligar o forno a 180ºC.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme esbranquiçado.
Derreter o chocolate e juntar ao preparado. Bater até o chocolate ficar incorporado.
Envolver as claras em castelo e, por fim, a farinha e o fermento.
Untar uma forma retangular com manteiga e polvilhar com farinha.
Levar ao forno durante 30 minutos (quando colocar o palito, o bolo ainda tem que vir húmido).
Deixar arrefecer e cortar em quadrados.





DIY - do it yourself:
1. Para oferecer, cortar pedaços de papel vegetal da mesma largura dos quadrados.
2. Enrolar o bolo no papel e atar um pedaço de linha - usei baker's twine (fio de pasteleiro).
3. Colocar os pedaços de bolo num saco de pão (que não tenha sido utilizado ou que esteja bem limpo, de modo a não ter farinha).
4. Escrever, num pedaço de cartolina, o nome do bolo, ingredientes e data de fabrico. Atar ao saco.
5. Colocar num saco ao seu gosto.
6. Oferecer!