É tudo a olho!


{Há cinco anos atrás}
Neta: Avó, quais são os ingredientes para a bola?
Avó: Oh filha, isso é tudo a olho...

Conhecem esta expressão típica?
Lá foi a neta observar a avó, apontar tudo e fazer várias vezes em casa.

{serve 1 tabuleiro ou 2 tartes, 2horas}


INGREDIENTES
500g farinha sem fermento
25g fermento fresco
3 ovos
1 chávena de chá de leite morno
2 c. sopa azeite
1 pitada de sal
carnes q.b. para rechear

PREPARAÇÃO
Derreter o fermento no leite.
Colocar a farinha numa taça grande e fazer um um buraco no meio.
Colocar todos os ingredientes e amassar até a massa descolar das mãos (às vezes é necessário colocar um pouco mais de farinha).
Deixar levedar num local morno até dobrar de volume.
Ligar o forno a 190ºC.
Estender mais de metade da massa para a base e rechear com o que desejar.
Recheei com frango estufado, que fica muito bom por causa do molho, e com fiambre de peru, porque são as únicas carnes que ainda tolero.
Tapar com a restante massa e levar ao forno até dourar.

DICA para dar um toque brilhante, pincelar com o pouco de manteiga quando tirar a bola do forno

18 comments:

  1. A minha avó também é assim, e eu tenho de estar sempre de lápis e balança ao lado dela ;)

    Essa bola ficou muito bonita :D

    Beijinhos e tem um óptima semana! :D

    ReplyDelete
  2. E que linda ficou Martina, uma receita a olho para nos encher os olhos,

    beijinho e boa semana!

    ReplyDelete
  3. oh se conheço! A minha avó era isso que dizia e a minha mãe é igual. Quando lhe pergunto alguma coisa relativamente a uma receita a conversa é sempre essa: "ai assim medidas certas não sei dizer, sabes que a mãe faz tudo a olho". Tendo em consideração que eu uso óculos, o ser a olho traz-me algumas dificuldades :p

    ReplyDelete
  4. Essa bola está uma tentação!
    Beijinhos e uma boa semana :)

    ReplyDelete
  5. :) Lindo! é verdade é tudo a olho :) adorei!!! boa semana

    ReplyDelete
  6. Que fotooos! Está lindo!

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Igual! A minha avó faz umas pataniscas divinais e sempre que lhe peço a receita responde-me o mesmo, é a olho, um dia peso para te dizer.
    Ando há seculos à procura de uma receita para bola decente, as últimas duas ficaram péssimas, muito pesadas. Este fim-de-semana, experimento esta. :)

    ReplyDelete
  8. Acho que as vó são iguais!! tudo no olhometro!!!
    adorei!! beijos e ótima semana!

    ReplyDelete
  9. Nem sempre só as avós! Eu nunca fiz aletria porque a minha irmã quando faz também me diz: É tudo a olho! Ora bolas, e a receita? Eu sou muito boa na cozinha e até modifico receitas mas preciso de ter uma base!!!!!!!!!!!!!

    Bjs e boa semana!!!

    ReplyDelete
  10. Que delícia! E não é que resultou o "tudo a olho".

    ReplyDelete
  11. Olá! Os meus parabéns pelo blog é só delicias por aqui...as fotos são maravilhosas!

    Bjs.

    ReplyDelete
  12. Adoro o seu blogue:)
    Esta bola dá vontade de comê-la.
    Bem...deve estar óptima, tem um ar divinal, deve ter ficado deliciosa.
    Vou experimentar nesta época de Páscoa.
    Parabéns porque tem sempre tudo tão bonito e com fotografias maravilhosas.
    Beijinho

    ReplyDelete
  13. Já ouvi essa expressão tantas vezes..Hoje também a digo muitas vezes!!!
    Ficou linda a tua bola, perfeita e sem mácula!
    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  14. Bem... Tive uma sensação de me ouvir/ler incrível... A minha avo é exactamente igual! E escrevi o mesmo na bola de carnes da Páscoa no ano passado :-) tenho imensa pena porque como nao sabe ler nem escrever nao tem nada apontado e faz tudo a olho...

    ReplyDelete
  15. Essa bola está extraordinária.
    E conheço bem a expressão do tudo a olho. A minha sogra cozinha divinalmente e se quero fazer igual tenho mesmo de ficar de olho :D

    ReplyDelete
  16. Que maravilha... o "tudo a olho" já é coisa que a minha mãe costuma dizer quando faz o bolo de leite e eu peço a receita e ela diz, eu faço tudo a olho, mas depois lá me dá a receita como deve ser. beijinhos

    ReplyDelete
  17. A tua bola ficou mesmo apetitosa e linda. Sim, as avós é tudo a olho e as mães tb já começa a ser.
    Kiss, Susana

    ReplyDelete
  18. Oh conheço bem. :D
    Mas fizeste um excelente trabalho... Que bela bola aqui nos apresentas. ;)
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Thank you!