o descanso das conchas...



"Eu sou a concha das praias
Que anda batida da onda
E, de vaga em outra vaga,
Não tem aonde se esconda.
Mas se um menino, da areia
A colher e a for guardar
No seio... ali adormece
E é ali seu descansar."

Antero de Quental






Ingredientes:
massa em forma de concha (30 unidades, cerca de 1/3 do pacote)
1 cebola
2 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
3 c. sopa polpa de tomate
1 c. sopa açúcar
6 folhas de manjericão
150g espinafres
1 courgette pequena
200g queijo fresco magro
1 c. sopa queijo em pó
queijo mozzarella para polvilhar
azeite e sal q.b.

Preparação:
Num tacho, colocar água a ferver, temperada com sal e azeite, e colocar as conchas até ficar al dente.
Retirar da água, separar as conchas e deixar arrefecer.
Alourar a cebola e o alho, bem picados, com um pouco de azeite e sal, e colocar o tomate pelado.
Deixar apurar durante alguns minutos até o tomate começar a ficar mole e juntar a polpa, o açúcar e o manjericão (com a ajuda de um garfo, desfazer o tomate que ainda se encontra inteiro). Reservar.
Numa frigideira, colocar um pouco de azeite e cozinhar os espinafres até ficarem moles. Reservar.
Na mesma frigideira, cozinhar a courgette, cortada em rodelas bem finas, o mesmo tempo dos espinafres.
Colocar os espinafres e a courgette numa taça e juntar o queijo em pó e o queijo fresco. Rechear as conchas com este preparado.
Para empratar, colocar um pouco do tomate no fundo do tabuleiro de ir ao forno, dispôr as conchas e colocar o restante tomate por cima. Polvilhar com mozzarella.
Levar ao forno a 180ºC durante 25 minutos.

Inspiração: "Em forma na cozinha", sic mulher

8 comments:

  1. Muito fixe amiga belas conchas e sempre postes maravilhosos...bjokinhass

    ReplyDelete
  2. Que maravilha de refeição, totalmente a meu gosto!

    ReplyDelete
  3. Olá!

    Adorei a receita! Também vi esse episódio e fiquei mesmo cheia de vontade de experimentar essa receita, também com alterações minhas!

    Agora só me falta comprar as conchas, que por acaso não tenho em casa, depois vou fazer também a minha versão inspirada no programa!

    A tua parece óptima!

    Bjs

    ReplyDelete
  4. Olá,
    Ficaram maravilhosos!! E de certo deliciosos!
    O texto é lindo, a foto lindíssima!

    Que giro, eu vi o programa e esta também me ficou na ideia :) Esse programa tem receitas muito boas.
    Beijinhos

    http://inventurasnacozinha.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Vi esta receita no programa e fiquei logo a salivar,agora que a vejo aqui vou mesmo experimentar!
    Beijinhos grandes.

    ReplyDelete
  6. Sabores com contraste27 July 2011 at 16:06

    A receita ficou na cabeça de todas nós! E não pesa na consciência, nem na balança! :)
    Experimentem, vale mesmo a pena!
    beijinhos,
    Martina

    ReplyDelete
  7. amei e fiquei com água na boca!!:DD
    Beijinho e boas férias****

    ReplyDelete
  8. que lindo blog, fiquei extasiada com tanta beleza e perfeição.ja me fiz seguidora, s equiseres da uma olhada no meu humilde blog.Beijinhos e sucesso.

    http://bananachocolate-magnolia.blogspot.com/

    ReplyDelete

Thank you!