Começa-se por ouvir "ploc", retirando a tampa.
Dispõe-se o guardanapo de papel com estampados, dando cor ao interior da lata.
Fazem-se os bolinhos com muito amor, carinho e açúcar.
Distribuem-se pelas latas, com o máximo de cuidado.
Guardam-se, em segredo, como se de um tesouro se tratasse.
Ingredientes:
450g farinha1 c. chá fermento
1 c. café sal refinado
100g manteiga fria aos cubos
75g açúcar
75g sultanas
1 ovo
225ml leite
Preparação:
Ligar o forno a 200ºC.
Preparar um tabuleiro grande e forrar com papel vegetal.
Juntar a farinha, o fermento, o sal e a manteiga, misturando com as mãos até obter uma espécie de migalhas.
Juntar o açúcar e as sultanas.
Num copo, juntar o leite e o ovo, adicionando ao preparado anterior 2/3 (fica um bola sem colar, mas um pouco húmida), mexendo com uma espátula de silicone.
Retirar para uma superfície enfarinhada e amassar 2 minutos.
Estender a massa até obter 2cm de altura e dividir em 14 bolinhos, obtendo uma forma circular.
Levar ao forno 15 minutos ou até dourar.Inspiração: livro "cozinhar na perfeição" de Marcus Wareing.
Ficam muito fofinhos e não ficam muito secos, como os verdadeiros scones! Ficam deliciosos!

Uma delicia para encher as latas.
ReplyDeleteUm beijinho
Adoro scones e os teus estão mesmo perfeitos para um pequeno almoço especial...
ReplyDeleteBjoka
Rita
Mais uma receita de scones para experimentar. Só pretextos!
ReplyDeleteBabette
que coisa boa amiga quero ouvir esse abrir da lata...bjokinhass
ReplyDeleteE que tesouro precioso! Ficaram lindos.
ReplyDeleteessas latinhas trazem-me muitas memórias da minha infância e muito conforto...pelos sons, os cheiros, os barulhos...pelo amor que cada bolinho tinha quando era dado pela mãe ou pela avó :))
ReplyDeletemaravilhoso como sempre Martina! Estou-me a repetir mas o que é que posso fazer, adoro vir aqui :D*
Não será que te enganas-te e querias dizer "fechar" a latinha? hehehe é que com coisas deliciosas como estas quem é que consegue fazer dieta para caber no bikini?
ReplyDeleteBeijinhos e obrigado por mais esta partilha magnifica!!
Ola tudo bem ?
ReplyDeleteEstou a vender uns livros de receitas no meu blog , se tiveres intressada passa por la.
beijos